segunda-feira, 9 de julho de 2007

Dia 6 / 5 de Julho

BRAGANÇA - CAMPO DO GERÊS




Ontem chagámos à conclusão do porquê da expressão de se chamar a uma semana 8 dias.



Como tinhamos previsto dar esta volta numa semana, contámos 7 dias, mas como iriamos partir num sábado e chegar no sábado seguinte, seriam 8 dias, o que para quem tinha arrancado com 4 horas de atraso, não era mau, pois já estavamos adiantados 1 dia. Assim decidimos encurtar um pouco as etapas seguintes.



Neste sexto dia arrancamos de Bragança e lá fomos rolando, desta vez já rumo a litoral, pela região transmontana, passando por Vinhais e vindo a fazer-se a paragem do almoço em Chaves.



A seguir ao almoço continuamos rumo a litoral, desta vez passando por Montalegre e entrando na região do Gerêz. Ao passarmos a Barragem da Paradela, apareceram umas placas a indicar uma cascata. Resolvemos ir ver a tal cascata, o que teria que ser feito por um caminho de terra batida. Iniciou-se a descida até uma pequena capela e depois mais um pouco de descida até à cascata, que segundo um habitante local não teriamos problemas para lá chegar tirando uma parte da descida em que tinha umas pedras que podiam pegar o carro por baixo.



Chegados à Cascata verificámos que tinha valido a pena ter-se lá ido pois ela é mesmo bastante bonita. Quando resolvemos regressar é que a coisa complicou, pois a subida para o outro lado do vale tinha umas zonas com pedras e o terreno não era firme, o que levava a que os carros começassem a patinar e abrir buraco, e ir para a frente nada. Ao fim de várias tentativas, em que já equacionávamos se não deveriamos prestar homenágem aos membros da cruzada amarela em que tiveram que desmontar os auto-lagartas para avançar, resolvemos duplicar a potências dos carros atando-se uma corda à frente do carro e enquanto um conduzia, os outros puchavam o carro, e realmente com 4 cavalos os carros subiram com muito menos dificuldade.



Após 3 horas para andarmos cerca de 3 km's, resolvemos parar no primeiro tasco que encontrámos para limpar a poeira que tinha ficado na goela e aproveitámos também para petiscar qualquer coisa, e ligar ao nosso amigo Mesquita a contar a nossa incurssão pelos seus terrenos predilectos, e que nos deu mais umas dicas para o dia seguinte. Após o magnifico petisco seguimos já de noite para a Pousada de Vilarinho das Furnas onde pernoitámos


Hoje foram 237 km's e o total passou para 1.994

2 comentários:

João Gomes Arouca disse...

Até que enfim uma fotos !

Clã do 2cv disse...

Vê-se bem até onde é que a corda está esticada... afinal foi só um cavalo a puxar!!!
Foi sem dúvida, um dos pontos altos desta semana de oito dias!

abraço. João Ferreira